Categorie:
Software de desenvolvimento de aplicativos /
Software de rastreamento de erros /
Klocwork Reveja
Excelente | |
Boa | |
Média | |
Mau | |
Horrível |
Analisador de código estático que ajuda a otimizar a qualidade do código e o tempo de produção usando integração, relatórios contínuos etc.
Ele tem uma lista de verificação muito boa e também possui uma documentação muito decente para todo e qualquer verificador. A configuração da ferramenta é muito fácil e direta. É muito fácil criar as próprias Damas Internas.
Segundo a minha opinião, a criação de damas personalizadas seria demorada. Exceto que este Klocwork tem quase todas as boas características.
A interface do usuário pode ser muito melhorada, assim como o formato de saída.
Ele não possui uma interface amigável para executar a ferramenta. Embora não o impeça de executá-lo em qualquer parte do código ou na criação de software, a ferramenta produz muito menos falsos positivos quando a criação de entrada é configurada corretamente, o que geralmente requer algum esforço. O Klocwork é executado via linha de comando, portanto, o usuário deve ter conhecimento dos comandos necessários, argumentos da linha de comando e instalação. Embora os resultados possam ser visualizados através da interface da web do Klocwork Insight Review, não há maneira fácil para o usuário exportar os dados para uma planilha para visualização e análise offline.
O Klocwork funciona muito bem com o código fonte, seja uma compilação completa ou parcial. Fácil de executar a ferramenta com o mínimo de trabalho de configuração. A ferramenta tem uma chance maior de produzir positivos verdadeiros vs falsos positivos, se configurada corretamente. Os avisos do verificador são fáceis de entender e há documentação decente explicando o que cada verificador faz. A interface da Web do Klocwork Insight é fácil de trabalhar e fornece uma pequena ajuda para rastrear problemas. O Checker Studio da Klocwork permite que os usuários criem seus próprios verificadores personalizados, fáceis de implantar. A ferramenta é ótima para encontrar problemas críticos no código, especialmente para estouros de buffer, matriz fora dos limites, desreferências de ponteiros nulos e código morto. A ferramenta também mantém um histórico de execuções de compilações e compara comparações em cada execução para sinalizar quais avisos são novos ou não.
A execução da ferramenta para nós geralmente é feita em um servidor Unix via linha de comando, que os usuários expressaram que não prefeririam a uma GUI. Não há uma maneira fácil de extrair os resultados da ferramenta para uma planilha do Excel, mas existem maneiras de contornar isso por meio de scripts. Não existe uma boa documentação no Checker Studio, sobre como criar verificadores, especialmente sobre como programar no KAST, ainda mais para os verificadores de caminho.
Para o nosso projeto, gostaríamos de verificar problemas de tempo de execução, como Dividido por Zero, Matriz fora dos limites, problemas de ponteiro nulo e assim por diante. O Klocwork é muito bom nisso e possui um bom número de damas para esses problemas. Além disso, o Klocwork tem disponibilidade direta de plug-in para muitos IDEs, o que será útil para todos os desenvolvedores.
Eu diria que o Klocwork tem quase todos os recursos de acordo com a minha experiência.
Eu adorei o recurso do Klocwork, pois minha experiência seria o recurso de análise dinâmica. Esse recurso nos ajudará a verificar nosso código durante o desenvolvimento, o que reduzirá o tempo de entrega de nosso produto. Mais uma coisa seria Damas Personalizadas, que são muito importantes para nós, onde verificaremos nossas Normas internas sem Intrevenção Manual.
Todo o processo de criação de damas personalizadas é um pouco demorado, o que me deixa desconfortável.