Categorie:
Software de monitoramento de sites /
Nagios Core Reveja
Excelente | |
Boa | |
Média | |
Mau | |
Horrível |
O Nagios Core é o mecanismo de monitoramento de código aberto que serve como o aplicativo principal em torno do qual centenas de projetos do Nagios são construídos.
Toneladas de plugins de monitoramento já estão disponíveis na Internet e, se não, você pode facilmente escrever seu próprio plugin.
O recurso de detecção automática está ausente.
* É gratuito
* Não há função de detecção automática; todos os hosts e serviços devem ser adicionados manualmente.
O Nagios Core é fácil de configurar e usar. Monitora todos os seus servidores e serviços em qualquer dispositivo escolhido na sua rede, tudo em apenas uma tela. Se algo desligar ou der errado, você saberá assim que acontecer e poderá corrigi-lo imediatamente. Ferramenta de visão geral incrível para ficar de olho em qualquer coisa na sua rede.
As notificações por email são um pouco complicadas de configurar se você estiver usando um servidor de troca externo como o Office 365 e não hospedando o seu próprio.
Usou o Nagios para alertar os recursos e nunca nos decepcionou.
Desenvolvimento lento, a maioria dos usuários migra para usar o Icinga (um fork do Nagios) por esse motivo.
Monitore até sua alma. Da rede, para automatizar a recuperação, tudo o que você tem a ver com os nagios! É incrível!
Um pouco difícil de começar e aprender a usar. Mas só um pouquinho. Depois de algum tempo você aprende e o céu é o seu limite.
A instalação e instalação é a principal dor de cabeça sobre este software. Ele deve ser executado no Linux e é muito difícil de configurar, a menos que você esteja familiarizado com a codificação UNIX.
O Nagios Core pode fazer literalmente tudo o que você precisar, graças à incrível comunidade de desenvolvedores e sua capacidade de programar complementos personalizados.
Para que tudo funcione, você precisa ter um conhecimento avançado da administração da linha de comando linux e a capacidade de modificar arquivos de configuração a partir da linha de comando. Além disso, alguns anos de prática não serão prejudiciais para aprender a utilizar plenamente o Nagios Core.
Manutenção de arquivos -config: Se houver várias pessoas contribuindo e gerenciando arquivos de configuração para o Nagios, existe um alto potencial de confusão e confusão nos arquivos de configuração. É altamente recomendável o treinamento ou políticas claras sobre a organização e as contribuições para os arquivos de configuração para manter a sanidade. Práticas claramente documentadas sobre grupos de notificação para pontos de extremidade montados também são ALTAMENTE recomendadas para diminuir as chances de comportamentos de alerta confusos para sistemas críticos. É altamente recomendável o envio de arquivos para um software de controle de revisão, e é essencial observar a consistência das contribuições. -Não é uma experiência sofisticada e rica em recursos: o que você coloca nela é o que obtém dela. Como muitas soluções de código aberto, serão necessários comprometimento e recursos das partes interessadas que gerenciam esta solução para obter o máximo dela.
É de uso gratuito (até um certo número de hosts) e contém uma grande variedade de recursos úteis; Vários tipos de alertas, escalações, paradas, etc., são possíveis.
É difícil de instalar e manter, pois algumas das documentações estão desatualizadas. A configuração é complexa, especialmente se você fizer isso sem um front-end da Web e pode ser difícil solucionar problemas. Além disso, a interface da Web (opcional, mas muito melhor para gerenciar seus hosts e verificações) parece muito desatualizada e desajeitada.
- A configuração inicial é fácil, mas administra para especialistas.
Entre as vantagens oferecidas pela nagios, está o fato de poder monitorar todos os equipamentos e serviços que você possui em uma rede, assim você pode conhecer o status de cada um, algo que é muito útil para validar se tudo está funcionando corretamente. rede.
Algo que não tem muito a favor dos nagios é que, quando a rede é muito grande, leva muito tempo para atualizar, o que gera algum atraso nos alertas que podem emitir algum host.
A versão paga é um pouco mais cara. Precisa de algum conhecimento para operação
1) É muito útil para monitorar diferentes serviços, como memória, processos totais, resposta de ping, uso de swap, tempo de atividade etc. de diferentes servidores. 2) Ajuda a configurar serviços de servidores Windows e Linux separadamente.
1) Torna-se muito difícil configurar serviços diferentes, pois os plug-ins não são fornecidos na documentação oficial. 2) Muito difícil encontrar logs para uma única alteração na configuração. 3) Nenhum documento adequado está disponível para definir a configuração dos nagios. Um em cada 15 documentos é útil.
É de código aberto e leva algum tempo para instalar e configurar tudo
A melhor coisa sobre o Nagios Core é que ele é freeware e monitora o sistema muito bem por ser gratuito.
O que eu menos gosto é que não há interface gráfica com o usuário; se você usa o Nagios, deve obter o Nagios XI para facilitar sua vida quando se trata de configurar monitores.
O Nagios é muito fácil de configurar e, na maioria das vezes, funciona perfeitamente. Mesmo quando não funciona perfeitamente, é muito fácil solucionar problemas devido à sua natureza de código aberto
Gráficos e estatísticas são um pouco mais difíceis de criar. Para criar uma visualização gráfica, leva um pouco mais de tempo para configurar do que outras soluções disponíveis.
- A principal vantagem do nagios é que ele permite que você esteja ciente do status de cada host e serviços pertencentes a uma rede.
- Algo que seria bom melhorar nos nagios é o fato de que, ao aumentar a quantidade de host na rede, a atualização demora um pouco mais, causando algum atraso nos alertas que podem ser emitidos.
Os relatórios do Nagios são muito simples, mas muito úteis ao descrever a toplogia da rede e as informações gerais dos dispositivos que podemos encontrar com o SNMP
Não há necessidade de instalar um agente especializado no cliente. Apenas em alguns casos
Isso pode causar uma carga maior de atividade no cliente. Você deve instalar o
A configuração de seu host e serviços consome um pouco de tempo. Mas uma vez que você tenha feito, está feito. Tem que rodar no Linux
É ótimo ter uma maneira de rastrear instantaneamente quando um ramo fica inoperante ou quando as velocidades podem ser afetadas devido ao abuso em um determinado ramo.
O fato de não ser muito amigável para pessoas com pouca ou nenhuma experiência com linha de comando, ausência de GUI para importação.
possui um bom modo de mapa, mostra o status de todos os dispositivos da rede: tempo de atividade, ping, perda de pacotes. também mostra o histórico de alertas na rede, ele usa uma interface muito fácil com cores básicas: verde para status ativo, amarelo para perda de pacotes e vermelho para status desativado.
A configuração não é tão fácil, e a interface é apenas em inglês, talvez eles possam adicionar mais idioma à interface.
Esta aplicação é muito difícil de configurar e sua interface é terrível.
- tecnologia confiável e comprovada
- não dimensiona bem para muitos servidores