Categorie:
Ferramentas de gerenciamento ágil de projetos /
Software de desenvolvimento de aplicativos /
Ferramentas de integração contínua /
DevOps Tools /
GitLab Reveja
Excelente | |
Boa | |
Média | |
Mau | |
Horrível |
O GitLab é uma plataforma completa de DevOps, entregue como um único aplicativo, mudando fundamentalmente a maneira como as equipes de Desenvolvimento, Segurança e Ops colaboram. O GitLab ajuda as equipes a acelerar a entrega de software de semanas para minutos, reduzir custos de desenvolvimento e reduzir o risco de vulnerabilidades de aplicativos enquanto aumenta a produtividade do desenvolvedor.
O GitLab é um conjunto completo de ferramentas necessárias para o desenvolvimento de software.
Não há grandes contras com o GitLab. Ele fornece a maioria das coisas com sua edição gratuita. Para listar alguns,
Desejo que você possa agrupar os repositórios por categoria e usá-los durante a pesquisa. Se você pudesse fazer isso, seria perfeito. Eu também gostaria que você consolidasse a pesquisa de projeto / grupo / etc na parte superior e a transformasse em uma pesquisa inteligente.
Fácil de usar e fácil de lidar, em vez de outros.
O nível gratuito deve aumentar para mais usuários.
A razão pela qual mudamos para o Gitlab é que descobrimos que ele oferece mais do que qualquer outro produto git SAAS no mercado e não era apenas um repositório de código. Eles possuem CI / CD para automação e artefatos automatizados.
1. A estabilidade do produto não era a melhor, havíamos soluços frequentes em que os corredores dos dutos estavam em baixo ou em outras partes do sistema.
Eu uso a edição gratuita do Gitlab para vários projetos, um dos maiores recursos do Gitlab é que ele é totalmente de código aberto, para que você também possa instalar e gerenciar sua própria instância.
Não encontrei grandes problemas com o Gitlab. Às vezes, eles sofrem tempo de inatividade e atualizam sua interface do usuário e recursos com muita frequência, levando algum tempo para se adaptar às alterações. Poderia ser ótimo se eles pudessem hospedar páginas estáticas diretamente em seus servidores, como o principal concorrente. Às vezes, o SSL pode ser um problema e eles ainda não têm um gerente de repositório de desktop.
A equipe do Gitlab tenta oferecer uma solução completa para uma equipe de desenvolvimento de software. Eles estão realmente acertando em muitos aspectos. Eu realmente gosto dos recursos do DevOps.
Como eles estão constantemente criando recursos e fazendo o sistema crescer, as coisas podem mudar repentinamente. Ou talvez um recurso que pertence a um plano, mude para um plano mais caro e você acaba sem poder usar esse recurso. Outra coisa é que as opções de pagamento são restritivas. Como empresa, você tem que pagar pela equipe completa. Portanto, você não pode ter apenas parte de sua equipe em um plano e outra parte em uma parte mais barata ou pagar mensalmente. Você precisa fazer o investimento completo em dinheiro para toda a sua equipe de uma só vez.
O Gitlab se destaca no mundo CICD por fornecer uma plataforma completa que permitirá monitorar desde o código até a implantação, o pipeline completo. Se você é um desenvolvedor de software, certamente gostará do fato de poder criar facilmente seus próprios repositórios com gerenciamento de pacotes, ambiente docker, etc., para testar seu código completamente enquanto opera continuamente nele. Por outro lado, se você é um engenheiro de DevOps, certamente gostará disso, pois permitirá verificar se sua implantação nos ambientes que você batizou funciona com êxito. No geral, este software permitirá que você tenha controle total do fluxo de trabalho do CICD em sua organização, em equipe. Bom byte, enormes implantações de monólitos, grandes botões vermelhos e assim por diante!
Há muito tempo, o Gitlab não era a melhor plataforma a ser usada se você tivesse que integrá-lo aos produtos Atlassian (especialmente Jira), mas hoje isso foi superado, pois a equipe do Gitlab trabalhou duro para consertar isso. Portanto, se antes eu teria criticado isso, hoje em dia não consigo me lembrar de nada que possa impedi-lo de experimentar o Gitlab.
O GitLab é uma excelente fonte de gerenciamento de código-fonte. É de graça. Também podemos instalá-lo em nosso servidor privet. Assim como podemos usar o servidor deles com uma conta gratuita. Usamos git para controle de versão. O GitLab fornece suporte incrível para controle de versão. É uma ferramenta muito fácil. Qualquer um pode usá-lo com muita facilidade. Se alguém não tem mais conhecimento sobre versionamento, mas Ele pode usar o GitLab com muita facilidade. Podemos manter nossos Repositórios / Filiais. Nível de acesso do usuário também lá. Atualmente, usamos o GitLab. Mantemos ramos de recursos, ramo de desenvolvimento e ramo mestre. Todo mundo não permite mesclar código ao ramo dev. Se alguém adicionar solicitação de mesclagem ao ramo dev, nosso código de revisão individual e mesclagem. Então, usando o GitLab, é fácil para nós. O GitLab fornece um excelente painel, é muito fácil revisar o código. Ele mostra todas as alterações de código com arquivo por arquivo. Fácil de comparar. Bem como podemos comparar dois ramos variam fácil. Ele fornece um painel claro, exclusivo e fácil de usar. O GitLab também suporta o processo de CI / CD. É excelente que podemos recomendar para qualquer pessoa. Se nosso commit tiver algum conflito, ele mostra como resolvê-lo passo a passo.
Quando adiciono um novo commit. Se o arquivo for grande / tiver muitas linhas. Não mostra o código muda diretamente. Ele mostra que um arquivo de mensagens possui muitas linhas e não pode mostrar alterações nesse tipo de mensagem. Às vezes, quando comparamos dois commits. Não está mais claro. Algumas vezes confuso. Se eu mostrar algum histórico de arquivo, apenas mostrar confirmações. não mostrando alterações de código por confirmações. Queremos ir e verificar todos os commits para mostrar alterações.
A interface é limpa e moderna. É fácil de navegar e todas as opções estão em um local lógico. A equipe do GitLab está trabalhando duro para atualizar o aplicativo, adicionando novos recursos, melhorando a interface etc. e geralmente são muito bons em atualizar os clientes sobre essas alterações. Eles também enviam regularmente atualizações e informações de segurança, o que é muito reconfortante para nós, como usuários.
Embora as atualizações sejam úteis ou melhorem alguma coisa, o número delas, juntamente com o fato de que as alterações incorporadas no front-end são bastante grandes, geralmente significam que levo alguns dias para me adaptar às alterações de uma atualização como Estou procurando onde certos recursos foram movidos. No final, é uma pequena inconveniência, mas eu apreciaria menos alterações no gerenciamento da interface do usuário.
O GitLab é incrivelmente rico em recursos, muitos para listar aqui, todos totalmente integrados. O nível de controle e especificidade que você tem em cada etapa do processo é incomparável, desde o planejamento do projeto e o rastreamento de problemas até a revisão e a documentação do código. Além disso, a natureza de código aberto do GitLab torna realmente difícil não recomendar.
Apenas na minha experiência pessoal, descobri que o processo de integração de novos colaboradores pode ser um pouco intimidador quando se trata do GitLab.
Uma das melhores ferramentas de controle de fonte do mercado com a versão corporativa. Eu tenho usado a versão corporativa do Gitlab nas organizações para manter o código-fonte. É fácil de fazer e é feito em cima do GIT
Não há nada para não gostar e, de fato, é poderoso, pois foi construído sobre ele. Ajuda a vida dos desenvolvedores com facilidade no dia a dia
Os produtos têm muitos recursos, além de suportar todas as operações básicas de Git / solicitações de mesclagem, você recebe uma ampla variedade de pipelines de CI que podem ser configurados no projeto. Preciso de mais? Integrações com métricas, rastreamento de erros, kubernetes, snippets e muito mais.
O principal problema para mim é que esses recursos são avançados e, se você quiser usar o repositório exatamente assim, ficará sobrecarregado com muitas opções que realmente não precisa. Portanto, às vezes acho difícil procurar um botão que deve ser o elemento mais visível na tela. Além disso, achei o arranjo de informações na tela "solicitação de mesclagem" um pouco contra-intuitivo em comparação com serviços semelhantes.
Integração de CI / CD e Kubernetes para desenvolver e executar aplicativos personalizados com facilidade. Recursos fantásticos de colaboração, como discussões e diferenças visuais. Algumas dessas coisas você nem consegue em aplicativos de desktop que cobram muito dinheiro. Atualizações frequentes que aumentam sua capacidade e usabilidade. Boa documentação. Comunidade maravilhosa, ambiente acolhedor, agradável de trabalhar com todos os funcionários que encontrei.
Às vezes as coisas quebram. Quando as coisas estão quebradas, às vezes pode levar algum tempo para ser consertado, se você não estiver disposto ou não puder consertar. Uma das conseqüências de um escopo tão amplo e apresenta velocidade de desenvolvimento. Seria aconselhável manter outra cópia instalada separadamente para testar atualizações antes de aplicá-las à edição ao vivo, se sua TI tiver capacidade para fazê-lo.
Eu sinto que este é um dos melhores produtos já feitos para desenvolvedores. O fato de permitir que você colabore com o código de uma equipe grande o torna um dos melhores. Você pode atualizar facilmente o projeto no seu espaço de trabalho ou atualizar a ramificação principal com suas alterações com comandos ou plugins simples no seu IDE. Você também pode visualizar as alterações feitas por outros desenvolvedores da sua equipe.
Eu realmente não consigo encontrar nenhum golpe com este produto. É um dos melhores e não me vejo mudando para nenhum outro produto no futuro.
-Mesmo seu nível gratuito é realmente poderoso para impulsionar uma empresa iniciante completa, usei-o por um ano.
É tempo de inatividade quando minha equipe estava usando seu nível gratuito; enfrentamos problemas de tempo de inatividade, erro de tempo de execução ou tempo de inatividade do SSL muitas vezes por dia, mas quando começamos a usá-lo, pagamos serviços e agora enfrentamos menos esses problemas.
A única desvantagem é o tempo de atividade com seus serviços. Isso não acontece com muita frequência, mas sempre quando você não quer, acho que é isso que causa o aborrecimento. Quando seus sistemas estão enfrentando dificuldades, você terá os dutos pendurados ou demorando uma eternidade para concluir. Não é ideal quando você precisa de itens implantados o mais rápido possível.
Comecei a usar o GitLab para um projeto externo e gosto do seguinte:
1) A configuração de variáveis de construção é realmente confusa e não é uma implementação ideal. Não encontrei uma maneira de definir valores diferentes para eles, dependendo da ramificação, portanto, configurar ambientes diferentes não é muito fácil.
Tem um plano gratuito para experimentar.
O rastreamento de problemas pode não ser tão bom quanto o jire e outro projeto semelhante, mas é bom o suficiente para a maioria dos casos de uso.
O CICD integrado é o que faz isso se destacar para mim.
Embora os recursos relacionados ao git sejam surpreendentes, sinto que os rastreadores de problemas são muito mais desajeitados para mim.
Nós o usamos para colaborar com as equipes de desenvolvimento e controle de qualidade.
É visualmente muito caótico, muitas funções estão ocultas em menus e submenus, eu sei que os desenvolvedores adoram, mas não funcionou na minha equipe.
Eu uso o GitLab Community Edition (CE) e a primeira coisa que adoro é o código aberto! Eu acredito no software de código aberto! Na minha empresa, hospedamos nossa própria instância do GitLab CE e tem sido tranqüila. Nós o usamos para hospedagem de código-fonte e para CI / CD. A hospedagem do código fonte tem sido ótima. CI / CD também é legal. O GitLab possui todos os recursos exigidos por um software de hospedagem de código - grupos, grupos dentro de grupos, repositórios, controle de acesso baseado em funções para membros. Os membros também podem ser agrupados com nomes - útil para criar um grupo para uma equipe e adicionar membros ao grupo e dar acesso à equipe / grupo. Possui bifurcação, acesso a repositório SSH / HTTPS, recursos de notificação / observação. Ele também tem muitas integrações. Usamos muito o slack e temos integrações com o slack, que o GitLab fornece, e o configuramos para ser notificado sobre coisas diferentes, começando do push-commit às falhas do pipeline. Também usamos as páginas do GitLab para hospedar o site Wiki para repos. É bem legal! O IC / CD do GitLab possui o conceito de corredores que executam as tarefas / tarefas de CI / CD. Os corredores têm tags, e você pode facilmente usar a tag apropriada na configuração para executar a tarefa no corredor apropriado. Usamos diferentes corredores para diferentes coisas, como enviar para um registro do Docker (requer permissões especiais), acessar um banco de dados / produto de produto, executar tarefas normais (scripts) etc. Em suma, é muito bom
Embora o GitLab tenha muitos recursos. Eu tenho algumas queixas sobre isso. Espero que as versões mais recentes tornem minhas reclamações obsoletas! Começando com o CI / CD, é muito bom. Mas faltam alguns recursos e flexibilidade que esperamos nas próximas versões. Recursos como um pipeline de CI / CD acionando outro pipeline (não presente no CE, não tenho certeza sobre o Enterprise Edition) e coisas como agrupar tarefas em um estágio. Além disso, a interface do usuário do CI / CD não é muito boa. Possui falhas, não há atualização automática em todas as UIs para mostrar o status de um trabalho - se for bem-sucedido ou se falhou. A interface do usuário do trabalho também não é muito boa, como, se os nomes dos trabalhos ou dos nomes de estágio forem grandes, fica difícil ler. Além disso, quando o log de trabalhos é muito grande, ele recarrega a página quando o trabalho é concluído e trunca a saída do trabalho, disponibilizando-o para download. Isso pode ser bom ou ruim, com base no caso de uso. Para nós, não foi uma experiência reconfortante.
O preço é o que mais nos afastou.
A facilidade de uso é definitivamente a melhor parte do Gitlab. Eu uso o gitlab porque é gratuito para repositórios particulares e sou capaz de navegar e fazer as coisas com rapidez e eficiência quando comparado com alternativas.
A menor parte do Gitlab não tem nada a ver com o próprio software. Outros serviços são definitivamente mais populares (Github), o que significa que o Gitlab tem uma comunidade menor por trás e às vezes é mais difícil encontrar software compatível.
O GitLab tem todas as funcionalidades dos outros principais players deste segmento e até alguns exclusivos, tudo por um preço melhor, especialmente se você se auto-hospedar. Para uma pequena equipe de desenvolvimento, era inestimável obter todos os benefícios do git em uma plataforma de repositório auto-hospedado gratuita.
Não há muitos contras, mas o único é que NÃO é o maior líder de mercado (tentando não usar o nome nessa revisão). Embora exista uma grande comunidade para o GitLab, se você estiver solucionando problemas ou tentando descobrir exatamente como certos recursos funcionam, você terá muitos resultados para o GH em vez do GitLab.
Às vezes, o canalizador pode ser um pouco complicado, mas nada crítico. Por exemplo, se você interromper prematuramente um pipeline e iniciar outro imediatamente, poderá levar 10 minutos para o novo pipeline iniciar por algum motivo. Além disso, o controle de tempo no quadro de questões não coloca automaticamente a soma na parte superior da coluna, o que eu acho irritante - criamos uma pequena integração de APIs do gitlab para obter essas informações para nós. No entanto, eles estão atualizando esse recurso recentemente, para que possa ser resolvido em breve.
CI / CD integrado !!! não posso enfatizar o quanto isso é útil, eu odeio usar tanto o Jenkins
não é realmente culpa deles, mas muitos outros projetos já estão no GitHub. Portanto, é um pouco chato colaborar com os usuários do GitHub (por exemplo, você deseja abrir uma solicitação de recebimento a um projeto do GitHub para que você ' forçado a fazê-lo no GitHub). É meio ruim ter coisas espalhadas por vários sites e ter que se acostumar com várias interfaces / conceitos
Inicialmente, vimos o Gitlab para ser usado como um repositório de código interno. Usamos o gitlab em conjunto com o jenkins e o docker. Criar projetos, enviar código e integrar o Gitlab ao Jenkins funcionou bem. Configurar um pipeline de jenkins com o Gitlab é muito simples. Basta criar um novo pipeline, fornecer a URL do projeto gitlab e fornecer credenciais. Você pode configurar o Jenkins para pesquisar em intervalos específicos e, em seguida, iniciar o processo de CI / CD quando novas confirmações forem detectadas. Inicialmente, provisionamos um registro privado do docker, mas gradualmente passamos a hospedar imagens usando o próprio gitlab. A velocidade do recurso é bastante impressionante e parece que o Gitlab será capaz de lidar com todo o pipeline de CI / CD no futuro.
Embora a instalação real do GitLab não tenha sido muito ruim, descobrir como configurar o Docker Engine para funcionar com o Gitlab foi bastante complicado. Não está bem documentado no site, mas a chave era colocar os certificados na pasta apropriada do gitlab. É sempre chato lidar com certificados TLS, especialmente se não estiver claramente explicado o caminho que o aplicativo procura pelos certificados.
Várias páginas apresentam desempenho ruim, por exemplo, lista de pipelines em grandes projetos. Algumas páginas não têm pesquisa e classificação. Estes são problemas menores embora.
Eu gosto de muitas coisas sobre o Gitlab. Integração contínua com os corredores do Gitlab, as páginas do Gitlab, o sistema de webhook e o fato de que ele vem com uma instância do Mattermost
Bem, o backup do Gitlab leva tempo e às vezes diminui a velocidade do servidor. Mas ei! Segurança em primeiro lugar! E não é culpa do software se hospedarmos muitas pessoas e projetos.
Graças ao GitLab, tenho todo o meu código protegido e acessível o tempo todo, de qualquer computador.
Talvez algo ruim no GitLab seja que ele não seja implementado em todos os aplicativos, ou seja, muitos aplicativos podem sincronizar o código diretamente através dele, sem usar a versão da web. Pode ser modificado de tal maneira que a versão para desktop seja compatível de alguma forma com todos os aplicativos.
O GitLab pode ajudá-lo a implementar o DevOps como um serviço. Uma única ferramenta, gratuita, pode ser implementada em servidores internos, pode ser usada por todos. Além disso, os documentos que o GitLab fornece são excelentes. Você pode encontrar tudo no site oficial. Não precisa se preocupar com nada. Absolutamente fantástico. Boa equipe de trabalho.
Pode ser que a edição da CE tenha algumas limitações. Como revisor único para solicitação de mesclagem
GitLab é a implementação perfeita de um controle de versão git. Minhas partes favoritas do GitLab são os níveis de acesso extremamente configuráveis que posso implementar para meus repositórios - permitindo que pessoas de todos os níveis da minha empresa interajam livremente com nosso código-fonte, sem ter que se preocupar com o fato de determinados grupos de usuários poderem ver determinados proprietários. conteúdo ou excluir acidentalmente todo o repo.
As versões mais antigas do GitLab careciam de certos recursos de qualidade de vida, como uma ferramenta de diferenças no navegador. No entanto, a nova versão do GitLab é lançada constantemente com novos recursos como este, mesmo na versão gratuita, por isso não é uma grande reclamação.
O GitLab poderia ter um pouco mais de polimento. Devido aos muitos recursos, muitas vezes é difícil encontrar uma configuração necessária. Muitas vezes, você precisa procurar um pouco para encontrá-lo.
Eu amo o fato de você ter a opção de hospedá-lo e ter paridade de recursos com a versão paga. Eu o executo em casa para projetos pessoais e é insano o quanto ele pode fazer fora da caixa sem configurar nada. Apesar de não ser um cliente pago, recomendo a versão paga regularmente aos colegas.
Sinceramente, não tenho nada a dizer sobre o GitLab - talvez a configuração da linha de comando seja um pouco difícil para iniciantes - mas eles fornecem uma versão paga para que os iniciantes não precisem configurá-la! 10/10
Quando falo sobre o "desenvolvimento de TI" da nossa empresa, estou realmente falando sobre o meu desenvolvimento, pois nenhum dos outros em TI está interessado em codificação. Nossos engenheiros de software têm um fluxo de trabalho composto por inúmeros serviços; para meus projetos, eu queria algo mais limpo, mais rápido, melhor integrado, mais fácil de usar.
Não gosto que algumas das melhores funcionalidades do GitLab, como a análise de código estático, estejam bloqueadas no nível de preços de mais alto nível, que parece ser precificado para a maior absoluta das empresas. Algo assim não é opcional para empresas menores e a reserva dessa funcionalidade o torna * não * um produto de ponta a ponta.
O GitLab permite que os usuários armazenem facilmente seus projetos e arquivos de código em um ambiente seguro e protegido, permitindo fácil colaboração entre os usuários.
A interface do usuário, apesar de limpa e responsiva, pode ser difícil de usar e dominar. Especialmente para novos usuários, o treinamento é definitivamente necessário.
A razão pela qual mudamos para o Gitlab é que descobrimos que ele oferece mais do que qualquer outro produto git SAAS no mercado e não era apenas um repositório de código. Eles possuem CI / CD para automação e artefatos automatizados.
1. A estabilidade do produto não era a melhor, havíamos soluços frequentes em que os corredores dos dutos estavam em baixo ou em outras partes do sistema.
Uma das melhores ferramentas que eu queria experimentar mais são as ferramentas de CI e CD incluídas. Além disso, eu realmente gosto do fato de que o Gitlab é de código aberto e posso executar meu próprio servidor para manter privados todos os repositórios importantes.
Era um pouco mais complicado de usar do que outras ferramentas, como o Github, para configurar, mas não de maneira importante, o que a tornava uma má escolha para projetos privados.
O GitLab é a solução DevOps da nova era. Ajuda no gerenciamento do repositório Git e no rastreamento de problemas. A interface baseada na Web é amigável e fácil de usar. O GitLab vai desde o planejamento do gerenciamento até a configuração e o monitoramento da versão. O teste de segurança de aplicativos estáticos e dinâmicos analisa a vulnerabilidade e pode ser corrigido antes do lançamento. A detecção automática de threads ajuda a descobrir o problema no aplicativo em execução. O registro de pacotes, contêiner e leme ajuda a criar os pacotes.
O GitLab precisa melhorar a configuração e o pipeline de monitoramento. As métricas de monitoramento precisam estar presentes de maneira mais simplificada, o que deve ajudar a determinar o impacto da mesclagem.
O Gitlab fornece muitos recursos úteis para o gerenciamento de origem de ramificação, etiqueta, comparação de ramificação e solicitação de mesclagem. O fluxo de trabalho de mesclagem de missões permite revisão, comentário, resolução de conflitos ou anexo é excelente na colaboração em equipe. O pipeline Gitlab CICD que é fácil de criar com um arquivo YML amigável e ajuda clara para garantir a qualidade do código de todas as confirmações e é fácil integrar-se a outras ferramentas do DevOps, como Sonar, Maven, Ant ... para ter um ciclo de vida completo do CICD desde a compilação, teste, embalagem ...
O desempenho da interface do usuário do Gitlab é bastante lento, leva tempo para refletir o progresso real do pipeline na interface do usuário. Como a comunidade é pequena, é difícil encontrar uma solução para especificar problemas na Internet.
O IC do GitLab é ótimo. A linguagem CI / CD do GitLab nos permite criar pipelines complexos facilmente, as configurações do pipeline também são armazenadas no repositório, para que possamos gerenciar tudo em um só lugar. O GitLab também possui um registro Docker interno. Temos nosso pipeline de criação e nossas imagens hospedadas no GitLab.
O recurso Explorar projetos pode ser melhor, seria mais útil se tivéssemos um filtro para selecionar projetos por tecnologias.
Pronto para uso, o Gitlab oferece tantos recursos e funcionalidades que é realmente um prazer usá-lo. Usamos muito o Issues e, ultimamente, também a funcionalidade do Wiki. Ferramenta fantástica!
Quando começamos a usá-lo em 2017, eles às vezes tinham problemas de desempenho, mas ultimamente na maioria das vezes ele apresenta um ótimo tempo de atividade e desempenho.
Ótimos recursos como um gerenciador de arquivos
Muitos dos seus recursos estão ocultos em menus e submenus
Operação do projeto: o uso do GitLab fornece ao usuário controle completo sobre seus projetos. Os usuários podem acompanhar facilmente as atividades atribuídas aos seus respectivos parceiros. Além disso, o programa oferece a vantagem de ter membros além das fronteiras, portanto, é bastante útil e útil quando o trabalho está além das fronteiras. Fácil de usar: O GitLab é fácil de usar e muito fácil de usar, pois ajuda na criação de um projeto, dando instruções desde o início. O modo tutorial é extremamente útil e, por isso, nenhuma experiência ou conhecimento é necessário para esgotar todos os recursos oferecidos pelo GitLab.
Entre em contato com o suporte: Embora o GitLab forneça uma boa plataforma para seus usuários, infelizmente, a seção de contato é ruim. Os usuários não podem se recuperar se enfrentarem algum problema, pois a administração é limitada. A administração só pode estar ao seu serviço se você possui a versão premium. Complicado: embora o Gitlab seja fácil de aprender quando se trata de menu, os usuários tendem a sentir como se estivessem perdidos em algum tipo de labirinto. O menu é bastante desajeitado por causa disso, alguns de seus usuários não conseguem usar o GitLab em todo o seu potencial. Além disso, a eficiência dos usuários é reduzida em grande parte quando eles desejam procurar aspectos porque consomem tempo e energia.
O software é estável.
Estamos usando o gitlab não apenas para o nosso código-fonte, mas também para controlar a configuração de todos os nossos servidores e firewalls. Seria bom se pudéssemos agendar scripts no gitlab para serem executados automaticamente. Agora estamos 'abusando' dos pipelines para esse fim.
É simplesmente a melhor ferramenta de controle de versão do mercado. Baseados no Git, a maioria dos desenvolvedores seniores já sabe como usá-lo, o que torna minha equipe de desenvolvimento automaticamente mais eficiente e responsiva na colaboração. Usando solicitações de mesclagem, podemos monitorar e aprovar alterações no código. Um grande benefício do GitLab é a verificação de segurança automática com cada confirmação (por exemplo, cadeias de conexão com credenciais Db são sinalizadas, etc.)
A curva de aprendizado é íngreme se você quiser dominar os meandros do Git, mas o básico (criação de repositórios, bifurcações, mesclagens, empurra, puxa e confirma) é bastante fácil de aprender em poucas horas.
Não há limites para repositórios privados em um plano gratuito. Diferentemente dos concorrentes, que limitam o número de colaboradores ou têm um conjunto de recursos mais difícil.
Estou mais acostumado com a interface do usuário de uma plataforma concorrente, de modo que já estava me acostumando. Mas eu não diria que a culpa é do GitLab.
O GitLab vem com várias facilidades úteis para gerenciar tarefas contínuas de integração / implantação. A opção de auto-hospedar uma instância do GitLab também é apreciada.
Vem com uma espécie de curva de aprendizado e pode demorar um pouco para introduzir totalmente os usuários não técnicos à sua funcionalidade.
-nice para criar uma ramificação diretamente de um problema, para que todas as informações relacionadas permaneçam à mão em um só lugar
-preview não funciona bem com alguns tipos de arquivo (como rst)
Adoro as ferramentas para comentários / tópicos de discussão nas solicitações de mesclagem. Ser capaz de destacar a linha de código em questão e até mesmo adicionar edições de código sugeridas torna o processo de revisão de código muito mais suave e praticamente sem interrupções. A capacidade de exigir aprovações de código de um usuário sugerido ou determinado (s) e as diferentes funções permitem um processo de mesclagem mais seguro. Os problemas podem ser vinculados a solicitações de mesclagem, o que também facilita as coisas.
A transição do uso do GitLab apenas para gerenciamento de repositório, para tentar vincular solicitações de mesclagem aos painéis de problemas, tem sido um pouco difícil para a equipe. Eu acho que parte do problema foi que os projetos e repositórios não se alinham completamente à nossa estrutura de equipe para a qual estamos usando os quadros. Há muita sobreposição.
O GitLab não está tão integrado como o GitHub em outro software.
- Excelente interface do usuário fácil de entender: muitos de nossos desenvolvedores estão migrando pela primeira vez de outro software (github, bitbucket) e um comentário constante é que a interface do usuário é intuitiva e fácil de entender em comparação com o software anterior. A transição é sempre suave.
Neste exato momento, não há nenhum recurso ou problema que considere prejudicial à minha experiência.
A coisa que eu não gosto é que ele não fornece um modificador de acesso adequado para manipular o acesso ao código. se eu escolher privado, preciso dar alguns direitos a alguns usuários que não permitem. caso contrário, é bom em todos os aspectos.
Não existe um aplicativo para fazer as confirmações (como no GitHub), portanto, você só precisa usar a linha de terminal (o que não deve ser um problema para nenhum programador), e a comunidade não está muito bem desenvolvida, portanto, você ainda será necessário acessar o Github para encontrar repositórios de software.
Entre outros recursos, possui recursos de CI / CD, uma interface de usuário limpa e elegante, repositórios particulares gratuitos e ilimitados e, como é de código aberto, permite a execução de sua própria versão auto-hospedada, se você tiver um conjunto específico de requisitos que exija esse tipo de segurança.
Dada a quantidade de recursos disponíveis, pode ser um pouco difícil no começo, principalmente se você é novo em alguns dos recursos que eles oferecem.
Foi necessária uma curva de aprendizado para explorar todas as possibilidades do software.
A instalação é bem simples e direta. É a única solução de servidor git gratuita que encontrei que oferece suporte ao LFS. Iniciamos nosso projeto sem o suporte do Git LFS, mas conforme o projeto cresceu, tivemos que encontrar uma solução e transferir nosso repositório para um servidor pronto para LFS. O GitLab ofereceu a solução perfeita, permitindo manter nossas chaves SSH existentes para autenticação, usuários LDAP existentes e transferir nosso projeto existente com bastante facilidade. Desde então, nunca tivemos problemas e o servidor está funcionando sem problemas desde o primeiro dia.
O servidor é baseado no RoR, por isso é mais pesado que um simples Git Server. Você precisa ter recursos suficientes para que ele funcione corretamente.
Não consigo entender por que todo mundo não está usando o GitLab, é incrível. O conjunto de recursos é impressionante e, usado corretamente, é realmente um produto de ciclo completo!
Algumas coisas podem parecer orientadas ao desenvolvedor, portanto, os designers de integração podem ser complicados.
A opção de auto-host possui um certo grau de complexidade. A versão do gitlab.com não possui muito tráfego como o do GitHub.
O mecanismo de pesquisa pode ser um pouco melhor, mas não há muito o que apontar.
A equipe de suporte ao cliente do GitLab é realmente lenta em responder às solicitações de suporte. No entanto, como estou em um plano gratuito, tudo bem e acho que eles provavelmente alocam todos os recursos de suporte aos usuários pagantes - e isso é ótimo.
O Gitlab é uma plataforma de devops muito versátil. Funciona muito bem como um repositório de código git, mas também inclui recursos adicionais (registro de imagem, CI / CD, wiki, rastreamento de problemas) que permitem gerenciar todo o ciclo de vida dos devops. A instalação é simples com o Community Edition, é executada no local ou na nuvem com requisitos mínimos de hardware. A configuração de usuários, grupos, projetos, repositórios é muito simples. Você pode combinar o gitlab com outras ferramentas de CI / CD, como o Jenkins, para automatizar o teste de IC ou apenas usar o Gitlab por conta própria. Isso oferece a flexibilidade de usar os investimentos existentes enquanto você possui o Gitlab para gerenciamento de código-fonte. Gostei especialmente do rastreador de problemas, que permite uma melhor colaboração na solução de problemas.
Comparado ao líder de mercado, há menos vibração da comunidade. Se eu for ao github.com, posso pesquisar em milhares de repositórios diferentes e encontrar muitos exemplos e soluções. O mesmo não se pode dizer do gitlab, ele realmente parece um produto de empresa privada. Não é necessário uma coisa ruim, mas seria bom ter mais foco na comunidade.
O wiki é muito simples e carece de funcionalidade, as menções não funcionaram corretamente para nós e a organização de conteúdo pode ser um desafio. A curva de aprendizado inicial pode ser um desafio para os membros da equipe não-técnica, tendo que aprender descontos. Não é um grande problema, porém, que pode ser superado com alguns tutoriais e páginas de referência.
O GitLab também é um sistema de controle de versão e possui todas as funcionalidades de outros concorrentes. O legal do gitlab é que ele fornece repositório privado gratuito e gratuito. Como é sabido, na maioria dos projetos de software, a confidencialidade é um dos principais problemas e as pessoas sempre querem manter seus códigos privados. Para esse pessoal, o GitLab é o lugar certo
Ao usar esta ferramenta, não enfrentei nenhum problema ou caso de que não goste. O único motivo é que não existem muitas pessoas que conhecem esse software e estão preferindo outras plataformas para controles de versão.
O GitLab tem sido muito confiável e seguro. Estamos pagando por uma versão premium do GitLab e tem sido muito fácil de usar. Muitos desenvolvedores estão muito felizes por poderem ter seu próprio espaço. Empurrar e baixar código foi uma brisa e o GitLab se integra a muitos outros aplicativos! Fazer e aceitar solicitações de mesclagem é uma obrigação!
O CI é uma boa integração, no entanto, decidimos não usá-lo depois de um tempo e continuamos usando o Concourse. A integração parecia desajeitada, lenta e às vezes falha.
O fato de serem enviados com tanta frequência tem um impacto negativo na estabilidade técnica da plataforma. Acontece com bastante regularidade (uma vez a cada duas semanas) que percebo que algo está quebrado do seu lado. A interface é muito lenta ou os pushs não acionam builds no IC ou os trabalhos no CI estão atrasados em sua execução ... Espero que estes se tornem cada vez menos frequentes à medida que a plataforma amadurece.
1. Livre de custos 2. Altamente eficiente, faz o trabalho sem incertezas.
Estes não são contras muito grandes, mas acho-os irritantes e definitivamente poderiam usar melhorias:
Quando comecei como freelancer, fiquei muito preocupado com o local onde manter todos os meus repositórios de código. Embora o Github estivesse disponível, o nível gratuito não permitia compromissos privados. O nível gratuito do Gitlab não só me fornece repositórios particulares, como também não impõe limites ao número de repositórios e, além disso, também suporta a integração contínua. Eu também poderia baixar o código fonte para hospedar todos os nossos repositórios em nosso servidor privado, se necessário. Se você é um desenvolvedor, inscreva-se no gitlab agora. Você realmente não sabe o que está perdendo.
Não há nada que eu considere como um golpe para o Gitlab, mas apenas por não ser tendencioso, eu diria que ele perde um recurso que seu arqui-rival Github fornece gratuitamente e que pode hospedar páginas estáticas diretamente em seus servidores , do código HTML em seus repositórios. Eu gostaria que o Gitlab também tivesse isso.
Essa ferramenta fornece uma plataforma simples e intuitiva para o controle do código fonte, é muito fácil de instalar e pode ser instalada em qualquer sistema operacional, é capaz de controlar efetivamente o trabalho colaborativo em ambientes distribuídos.
O sistema não é amigável, embora tenha uma interface gráfica e há comandos que não são descritivos no nome e seu uso pode exigir alguma pesquisa.
Ele precisa melhorar a interface e os recursos para comparação de arquivos em solicitações de mesclagem e histórico de consolidação.
Muito simples e eficaz. A criação de um pipeline é imediata. É bastante documentado e também o novato pode alcançar um bom resultado em pouco tempo. O gerenciamento ágil e de problemas de um projeto é uma grande vantagem e os recursos recentes para monitorar o desempenho do projeto são impressionantes.
Ele é baseado em uma abordagem centrada no projeto, mas aqui o projeto é um único pedaço de código. A automação de orquestração e liberação para cenários complexos deve ser delegada a outro software profissional. A padronização de projetos não é óbvia, pois um pipeline se refere a um único projeto. Ambientes referem-se a uma única instância de um aplicativo. Eles são ótimos, mas não correspondem facilmente ao que um ambiente geralmente significa: uma agregação de nós e instâncias de software conectadas entre si.
O processo de configuração e atualização é um tanto complicado para o bare metal (provavelmente mais fácil usando máquinas virtuais dedicadas e / ou seu pacote omnibus). Existem muitas dependências e suposições sobre o ambiente que o tornam o pacote mais temido para atualizar em meus servidores de produção.
Uma excelente interface de usuário, interface única para integração contínua, entrega contínua e implantação contínua, API fácil de usar e bem documentada. As implantações são ótimas e fáceis de reverter.
Não conseguiu usar o monitoramento não bem documentado, não há muitas coisas ruins sobre este software.
Sua versão hospedada é um pouco lenta às vezes (muito melhorada há alguns anos atrás). Eles tiveram algumas 'baleias falhadas' no ano passado também
Preço, contratos privados, facilidade de uso para equipes, (quase) todos os recursos do github. Usamos o gitlab para todos os repositórios de clientes e ele funciona muito bem. Montar equipes e começar a trabalhar é rápido e fácil. Também analisamos a opção de hospedar o gitlab em nossos próprios servidores, mas o serviço da Web é tão bom que ainda não sentimos a necessidade. A interface do usuário também é legal. Qualquer pessoa familiarizada com o github pode facilmente acessar o gitlab.
Com pouca comunidade, a visualização do perfil não é tão robusta / liberada quanto o gitlab. Parece privado. Adore a facilidade dos repositórios privados, mas essa parece ser a principal coisa que os usuários estão utilizando e há menos projetos de código aberto no gitlab. Além disso, a visualização do perfil não é tão conhecida como gitlab e não há a opção de mostrar confirmações privadas no seu gráfico de confirmação, o que é uma chatice.