Categorie:
Ferramentas de monitoramento de rede /
Icinga Reveja
Excelente | |
Boa | |
Média | |
Mau | |
Horrível |
Solução de monitoramento de rede extensível de código aberto com configuração baseada em objeto que ajuda a monitorar aplicativos e serviços.
É de código aberto. Possui as funcionalidades mais básicas de monitoramento necessárias. Além disso, ele pode literalmente monitorar qualquer coisa. Você pode usar os plugins Nagios e muito fácil de criar e adicionar ao monitoramento. Você pode personalizá-lo de acordo com suas necessidades. Muito poucos problemas e continua funcionando.
A comunidade Icinga é ótima por lá. Mas para alguns dos problemas, é muito difícil encontrar resoluções mais rapidamente. Eu senti que a documentação do usuário não tinha sido tão útil às vezes. Mas eles melhoraram muito.
GUI de monitoramento muito simples, que facilita a pesquisa de dispositivos ou serviços que você está monitorando.
a pesquisa às vezes não retorna o resultado que eu estava procurando e tive que usar outras palavras para encontrar o que estava procurando.
O Icinga possui muitos recursos excelentes, como períodos de notificação por usuário, modelos de recursos e armazenamento de dados de desempenho. Ele pode usar todos os plugins Nagios disponíveis, para que você obtenha acesso a todo o conjunto de plugins da comunidade.
É difícil configurar o Icinga, especialmente se você usar a linha de comando para isso. A interface da web associada não pode ser personalizada e responde um pouco lenta.
O plug-in icingaweb embutido é ótimo e permite que nossos funcionários menos técnicos ainda usem esse aplicativo. A configuração inicial pode ser complicada, mas a comunidade a seguir é ótima e geralmente muito útil. Estender o número de hosts ou serviços verificados é simples, com funcionalidades fáceis de "clonar este objeto" na interface da web ou customização detalhada para o administrador de sistemas. O fato de você poder personalizar os alertas para um horário específico do dia para seus vários usuários é um salva-vidas.
Como mencionado anteriormente, a configuração inicial é complicada, com várias etapas necessárias, dependendo do sistema operacional em que está sendo executado. Além disso, a instalação de um agente nos servidores que precisam ser monitorados requer alguma tentativa e erro. Como em qualquer software complicado, a curva de aprendizado é bastante acentuada.
Estende-se ao conjunto de recursos do Nagios e recebe atualizações mais regulares.
O tema "2.0" é horrível, desajeitado e difícil de trabalhar. O tema clássico original, datado da época de Nagios, funciona melhor.
É possível gerar notificações de erro nas redes e a geração de documentação com apenas um clique. O que torna o software muito simples e útil para gerenciamento de rede
Em algumas ocasiões, quando solicitamos que um modem seja reconectado, o processo não é feito imediatamente, tento fazer o processo de desconexão do serviço de conexão e reconectando novamente.
O Icinga2 preenche um nicho muito semelhante ao do projeto Nagios. Onde Icinga se destaca (sobre o Nagios) está na delicadeza de sua linguagem de configuração, bem como em muitos recursos avançados. Como um projeto de código aberto, o Icinga oferece uma solução gratuita, aberta e completa para a maioria dos monitores de operação. Em particular, o Icinga é ótimo para monitorar hosts e alertar sobre métricas básicas.
Existem algumas desvantagens do Icinga - o frontend é php, a pilha é bastante monolítica e a arquitetura não tira proveito dos bancos de dados de séries temporais. Tendo usado (e configurado) a infraestrutura de monitoramento monolítico e a infraestrutura em pipeline, eu descobri que, embora os sistemas monolíticos (nagios / icinga2) tenham uma barreira muito menor à entrada, uma arquitetura em pipeline tende a ser mais sustentável para requisitos mais avançados.