Categorie:
Plataformas API /
Gerenciamento de API WSO2 Reveja
Excelente | |
Boa | |
Média | |
Mau | |
Horrível |
O WSO2 API Manager é uma abordagem de código aberto que aborda o gerenciamento completo do ciclo de vida da API, monetização e aplicação de políticas. Permite extensibilidade e personalização, além de garantir liberdade de aprisionamento. É um componente central usado para implantar e gerenciar ecossistemas baseados em API. O WSO2 foi nomeado líder em The Forrester Wave: API Management Solutions, relatório do quarto trimestre de 4.
A configuração de temas foi um pouco difícil e mais um problema importante que enfrentamos foi definir o certificado SSL para o mesmo. Embora pudéssemos configurar o certificado, poucas páginas da loja seriam abertas usando IPs locais com erros de certificado seguro que nunca poderíamos corrigir. Finalmente paramos de expor a loja e a usamos na intranet para assinatura.
É muito intuitivo, fácil de começar e criar um cenário simples.
Se você precisar fazer coisas diferentes daquilo que o produto pronto para uso pode, é muito difícil.
É um pouco complexo para começar e também quando se trata de casos de uso muito específicos, será difícil integrá-lo, independentemente da solução em que você estiver trabalhando.
Eu posso personalizar essa ferramenta e é muito intuitivo.
O design por padrão e a configuração às vezes é difícil
Fácil de usar
Problemas de sincronização
Gostei da maneira como eles criaram o software
O apoio precisa ser proativo e o apoio adequado deve ser dado
Estamos usando a API Cloud do WSO2 e não há melhor visibilidade dos arquivos de log, pois ele era multi-inquilino. O rastreamento e a depuração de mensagens foram um problema para nós.
A solução está completa, da API ao gerenciamento de identidades, e o produto realmente oferece uma maneira de gerenciar os clientes da API.
A documentação geralmente é míope.
Na verdade, ele fornece todos os recursos necessários para gerenciar corretamente minhas APIs. Então eu não tive nenhum contras. Aplicação incrível.!
Ele oferece vários recursos prontos para uso para um gateway de API. Desde a definição de uma API para publicar e usar tanto para consumo interno quanto externo. Possui forte integração com o módulo Analytics para fornecer várias métricas importantes do uso da API.
A instalação é um pouco complicada. A publicação da API também exige montagens de volume e, em uma implantação na nuvem, pode parecer mais fácil, mas fica realmente irritante se precisarmos republicar uma API. Quando apenas uma instância está em execução e é desativada, a reinicialização do gateway exige que todas as APIs sejam republicadas.
01. É muito fácil implantar e gerenciar APIs com esta ferramenta. Implementamos 100 APIs usando esse gerenciador de API WSO2.
01. É melhor se houver uma maneira melhor de ver o status de cada nó facilmente.
Às vezes, fica lento e não traz alterações conforme necessário.
- Extensível: Dada a natureza do código aberto, a equipe do produto forneceu inúmeros ganchos para ampliar a capacidade do produto. Por exemplo, fases e progressão do ciclo de vida da API, análise personalizada, fluxo de trabalho para publicação e assim por diante.
- Curva de aprendizado: a equipe que implementa o WSO2 precisa passar por uma curva de aprendizado difícil e acentuada. Para iniciantes - não há ponto de partida. Quando comparado a produtos competitivos - o ApiGee possui vídeos de 4 min, a Mulesoft possui um curso de treinamento on-line, o Boomi possui tutoriais detalhados. - Documentação: precisa de uma reforma completa - não possui fluxo nem é fácil de navegar. As amostras fornecidas como mero código - precisam de uma explicação - Comunidade: os desenvolvedores de produtos WSO2 escrevem vários blogs - esse é o único salvador. Se você está em busca de alguma questão técnica - o Google é de pouca ajuda. Você não tem um lugar para começar a pesquisar. O support.wso2.com precisa ter alguma capacidade de atualização no índice do Google
A publicação de uma API é muito fácil, com apenas algumas páginas de configurações. Fornecer acesso aos usuários com base em tokens e assinaturas de aplicativos é realmente bom.
A interface do usuário precisa de melhorias. A funcionalidade de pesquisa da API é muito ruim, onde os atalhos do teclado não funcionam. Apenas cliques do mouse funcionam.
O Gerenciador de API do WSO2 fornece a capacidade de ter seu próprio servidor de gerenciamento de API com uma infinidade de recursos; Integração de documentação do Swagger, a capacidade de definir seus próprios produtos API com diferentes camadas de pagamento e otimização, e até integração com vários métodos de autenticação. O melhor de tudo, é tudo grátis. Você pode simplesmente fazer o download do API Manager no site deles e colocá-lo em funcionamento em questão de minutos, além de oferecer muitas integrações prontas para uso.
Pode ser difícil entender como obter algumas das opções de configuração do WSO2 API Manager funcionando, e ainda mais difícil configurá-lo para se adequar a casos de uso muito específicos que não se encaixam em sua funcionalidade pronta para uso se você não é especialista em usá-lo.
A documentação e os vídeos variam menos para encontrar.
Também é permitido no docker hub. Podemos facilmente fornecer nossas APIs para usuários externos como APIs públicas protegidas.
Esse aplicativo ainda lança novas versões e, uma vez que configuramos com um servidor, é muito difícil migrar para uma nova versão com novos recursos.
Por onde devo começar? É um dos grandes 4 do WSO2 e um produto adequado para o gerenciamento de APIs de front-end. Você poderia dizer que é como um guarda que deixa as pessoas ou não, mas é claro com as APIs (mas também com os serviços Soap Services e Websocket). É difícil se concentrar em todos os recursos (meu treinamento na API do YENLO WSO2 é de 3 dias e é realmente a ponta do iceberg). Ele é baixado como um monólito e pode ser usado como tal, mas possui 5 componentes: loja, editor, gateway, gerenciador de tráfego e gerenciador de chaves. Ele usa um conceito de loja em que os usuários (leia-se: desenvolvedores) podem encontrar, tentar, avaliar e assinar APIs. A definição das APIs é feita no Publicador, onde são preenchidos os detalhes técnicos e os detalhes explicativos e de pesquisa. Quando você invoca uma API, ela é feita através do gateway. Em essência, é um mini ESB / WSO2 EI, pois as configurações de sinapse são basicamente as mesmas do Enterprise Integrator. Ambos são configurações SYnapse em XML, a diferença é que o gerente da API é mais extenso. O que é ótimo é o ciclo de vida extensível do API Manager. Isso permite que você estenda o ciclo de vida pelo qual uma API passa, como criada, publicada e descontinuada. Existem tantos recursos que eu não descrevi. Teria sido uma grande revisão se eu fiz.
Assim como no ESB, os componentes Synapse / AXIS2 têm mais de 10 anos. Eles precisam ser substituídos para que provavelmente haja um processo de migração no futuro. Isso não significa que o produto não funcione, mas os componentes estão no fim da vida útil. É por isso que vemos a próxima versão do API Manager (3.0.0) sendo desenvolvida, mas também o micro gateway agora na versão 3.0.1 (usando bailarina como o idioma). Qualquer produto tem seus prós e contras, o API Manager não é diferente.
1) Interface amigável
1) A depuração pode ser aprimorada, pois os logs precisam depender sempre
A documentação deve ser aprimorada e fornecida com mais exemplos
É difícil de manter. As atualizações são difíceis com muitas comparações manuais de arquivos de configurações.
O desempenho e as funcionalidades são muito bons e fáceis de usar a ferramenta. Temos usado em nosso projeto atual para integrar os diferentes sistemas finais do cliente. Comparado a outras ferramentas de API do mercado, o gerenciador de API WSO2 é fácil de instalar e configurar. E está disponível nas soluções de nível PAAS e IAAS.
Não foi possível se comunicar com o BPS a partir do gerenciador de API que é menos parecido com isso. Precisa criar mais personalização.
APIs básicas são fantásticas e podem ser criadas em segundos. Com um pouco de trabalho, é possível desenvolver um conjunto inteiro para um padrão seguro e robusto.
Como em qualquer software deste complexo, ele vem com uma curva de aprendizado; o mais difícil para mim foram os componentes do mediador, que, considerando o quão críticos eles são, pareciam um pouco escondidos. Esses itens também foram ignorados no mini tutorial que você apresenta ao criar uma API pela primeira vez; portanto, procure na documentação para entender sua função e como eles clicam.
A maneira como podemos expor nossas APIs, a maneira como controlamos os usuários e podemos expor nossos dados usando APIs. Basicamente, podemos criar APIs, aplicativos e disponibilizá-lo 24 horas por dia.
Os painéis no API Analytics poderiam ser melhores. Eles são tão "cru" e às vezes não são fáceis de entender. É por isso que usamos o Grafana.
A atualização. Cada vez que atualizamos algo quebrou. Seria bom manter a compatibilidade com versões anteriores. Mas às vezes entendo que, para melhorar, precisamos nos livrar das coisas ruins mais antigas.
É fácil de instalar em um ambiente local e é muito fácil desenvolver alguns Mocks antes que os serviços da Web estejam prontos.
Eu acho que o editor do swagger poderia ser mais prático, para manter a API.
O gerenciamento de API ainda é muito fácil e completo no API Managment 2.6.0
A integração entre a nova API e o Analytics (2.6.0) não funciona bem após seguir a configuração padrão do stadnalone.
A interface do usuário às vezes é lenta, as coisas precisam ser melhoradas do ponto de vista do UX.