Categorie: Software de mapeamento mental / Mente livre Reveja

Mente livre

Avaliações: 7 | Classificação geral: Boa
Excelente
5
Boa
0
Média
2
Mau
0
Horrível
0
SourceForge
Comentário deixado em 04/08/2020
Bernard

No geral, foi útil quando eu comecei a escrever livros para tirar as idéias da minha cabeça e para um formato em que eu pudesse vê-las reunidas como uma grande idéia. Eu o usei por um bom tempo antes de usar um método diferente que fluiu mais fácil para mim enquanto escrevia livros.

O FreeMind é incrivelmente simples de usar, mas poderoso para tirar idéias da sua cabeça e para um formato em que você pode usá-las. Todos temos um milhão de idéias em mente, o FreeMind ajuda a classificá-las, criando idéias primárias e, em seguida, ramificando outras.

Nesse caso, a simplicidade do software significa que ele não possui o toque bonito com o qual todos nos acostumamos no software moderno. Na maioria das vezes, é uma experiência sem frescuras, o que é aceitável se você a observar da perspectiva da funcionalidade, o que faz muito bem.
Comentário deixado em 03/28/2020
Zoellick Burkhart

Eu uso muito mapeamento mental em meu trabalho para planejamento e ideação, especialmente quando desenvolvo novos projetos / produtos com fins lucrativos para educação. Eu costumava fazer todos os meus mapas mentais no Freemind e também acompanhar o andamento de alguns projetos (não diariamente como uma lista de tarefas, mas para rastrear entregas, marcos, garantir que algo não seja esquecido ou esquecido). Recentemente, tenho usado mapas mentais on-line para alguns deles, pois geralmente compartilho alguns dos mapas com outros colegas / clientes, mas, na verdade, se você combinar o Freemind com o OneDrive ou o Drobpox e apenas colocar o arquivo mm na pasta que você compartilha com o cliente / colega, você obtém o mesmo resultado. E, como o aplicativo é gratuito, funciona em várias plataformas e é fácil de usar, com uma interface limpa, é fácil fazer o mapeamento mental no mesmo arquivo juntos. Além disso, não é necessário abrir contas, você pode ter um número ilimitado de mapas, etc., o que é realmente uma vantagem sobre os mapas mentais online.

O aplicativo é realmente ótimo para fazer mapas mentais, especialmente se você estiver fazendo isso como ferramenta de planejamento ou ideação, e não como uma criança fazendo uma lição de casa etc., pois parece muito profissional e limpo, possui opções de marcação adequadas e permite vários mapas. Ele é escrito em Java e funciona em várias plataformas onde quer que você tenha o tempo de execução, o que é outro benefício. E o melhor é que não é apenas uma boa ferramenta, mas também gratuita, o que é muito importante para mim, pois trabalho com organizações sem fins lucrativos, organizações educacionais etc.

Embora deva funcionar sem problemas em todas as plataformas, como está escrito em Java, a versão para Mac tem sido um desafio para que funcione corretamente. Quando mudei do Windows para o Mac, achei o processo um pouco problemático e, na verdade, foi nessa época que comecei a fazer meu mindmapping principalmente online. Isso tem mais a ver com a Apple do que o próprio Freemind, mas vale a pena notar para os usuários de mac.
Comentário deixado em 03/18/2020
Hahn

Eu o uso para planejar ações de marketing que exigem a coordenação de muitas disciplinas. Ao mapear tudo no FreeMind, sou capaz de ver a totalidade de um plano complexo com todas as suas ramificações de uma só vez e entender melhor a relação entre todos os fatores em jogo. Através do mapeamento, sou capaz de resolver a classificação e hierarquia de informações, canais de fluxo de dados, atribuições e responsabilidades de cada funcionário ou departamento envolvido, principais canais finais de uma campanha específica, etc.

É muito fácil e intuitivo de usar, com muito poucos comandos para aprender. A estrutura de ramificação permite a organização de muitas informações em um formato diretamente acessível. Muito útil para planejar processos e ações complexos.

Eu acho que falta flexibilidade para permitir mais de um nó raiz ou ferramentas que permitem o planejamento sem ramificação como nos fluxogramas sequenciais (operações If, then & else).
Comentário deixado em 03/13/2020
Sankey Merati

É ótimo de graça, mas vale a pena pagar mais pelo software mindmap pago

Para uma ferramenta gratuita, ele executa muito bem a tarefa básica de criação de mapas mentais, com a funcionalidade padrão incluída

Possui uma interface de usuário datada e alguns dos recursos são difíceis de encontrar e ocultos
Comentário deixado em 02/27/2020
Oneal

Eu tentei muitos aplicativos de mapeamento mental, também tentei mudar do FreeMind para outros, mas cada vez que acabei usando o FreeMind. Simplesmente o melhor SW de mapeamento mental que encontrei.

Permite que os usuários criem mapas mentais, associem nós uns aos outros, insiram links, ícones, cores, imagens ... Permite não apenas mapear meus pensamentos, mas também gerenciar projetos e tarefas complexos. O aplicativo também é muito rápido! Ultra produtivo usando atalhos de teclado para trabalhar com nós.

Seria ótimo se alguém pudesse escolher dentre uma biblioteca de outros ícones ou criar seus próprios ícones que se ajustassem melhor a propósitos específicos, por exemplo, gerenciamento de projetos, mapeamento mental, aprendizado, etc.
Comentário deixado em 12/09/2019
Durand

Uso o FreeMind para debater primeiro, depois documentar e sistematizar vários processos relacionados às minhas atividades comerciais. Você pode ser tão geral ou granular quanto desejar, vinculando-se a sites, documentos etc., para implementar ou colaborar neles. Os vários ícones gráficos disponíveis permitem criar fluxos padrão do setor que todos podem reconhecer e entender.

Adoro a simplicidade e o estilo gráfico limpo, que se traduz em conceituações fáceis de seguir de processos e atividades.

Não há realmente nada a não gostar no FreeMind. Funciona exatamente como anunciado, o preço é justo e é muito fácil de usar.
Comentário deixado em 03/30/2019
Darmit

O Freemind possui toda a funcionalidade básica que você pode solicitar de uma ferramenta como esta. Ele possui um dos atalhos de teclas mais fáceis e lógicos para criar e navegar pelos mapas. É ótimo tomar notas ou fazer brainstorming, pois mostra as relações visualmente. É construído em java, o que significa que é multiplataforma. E é gratuito em todos os aspectos.

A simplicidade neste caso se traduz em resultados gráficos simples. Não é ruim por si só, permite que você faça o trabalho sem distração. Mas se você quiser impressionar seu público-alvo fazendo uma captura de tela e colocando-a em uma apresentação de slides, tente outras ferramentas, mais orientadas para o resultado visual e gráfico.

Deixe um comentário para Mente livre