Categorie:
Software GIS /
MAPublisher Reveja
Excelente | |
Boa | |
Média | |
Mau | |
Horrível |
Conclua sua produção cartográfica e fluxo de trabalho com mais facilidade e flexibilidade do que nunca, transformando dados GIS brutos em produtos de mapas de alta qualidade usando o complemento MAPublisher para Adobe Creative Cloud. O MAPublisher permite importar rapidamente uma ampla variedade de formatos de dados, criar e refinar mapas com o mínimo de esforço, usando as ferramentas de design do Adobe Illustrator, e exportar mapas para diferentes formatos de arquivo para impressão ou publicação digital.
1. As camadas
1. Gostaríamos de um recurso que permita calcular ganho / perda de elevação e comprimentos de trilhas com base na topografia
A ferramenta de legenda apenas faz um tipo de estilo de cada vez (ou seja, não é possível criar uma legenda que inclua símbolos, linhas e áreas ... Você deve executar cada um separadamente.
Incapacidade de mostrar medições como um item semelhante ao CAD. Ele fará uma medição no formato que desejar, mas não o deixará como um recurso permanente. O recurso de exportação, embora permita muitos formatos, é um pouco complicado de usar.
A ferramenta Great Gis combina com o poder do Adobe Illustrator para criar um mapa vetorial bonito e relativamente fácil.
Algumas opções pelas quais você precisa pagar ... Estou pensando no Maplabel Pro ... E os Temas do mapa podem ser um pouco melhores
Gosto que tudo seja georreferenciado e que as mudanças sejam super fáceis a cada ano. Apenas exporte um novo arquivo e estilo. Ele simplificou meu processo e reduziu meu tempo de produção em quase metade.
É peculiar às vezes.
Gosto especialmente da maneira eficiente e sem aparência de converter camadas GIS em camadas do Adobe Illustrator, mantendo as propriedades geoespaciais das camadas originais.
Se você já é um usuário do Illustrator (e provavelmente não procurará esta ferramenta se não estiver), o MAPublisher é super simples de usar. As camadas de dados aparecem suavemente e mantêm seus atributos.
Custo, especialmente para organizações sem fins lucrativos, é caro para nós - mas vale a pena.
As bordas / escala / gratícula do mapa podem ser complicadas para acertar - é necessária uma interface mais simples e uma maneira de visualizá-la em tempo real, à medida que você aplica alterações nos tamanhos de etiquetas / fontes, etc. os exemplos de tutoriais / esquemas de cores de amostra, símbolos de mapa e setas do norte podem ser muito expandidos. Se você usar um mapa de exemplo para comercializar seu software, verifique se o usuário pode encontrá-lo em amostras / tutoriais e entender como replicá-lo. Dizer que há infinitas possibilidades é um absurdo.
O fornece todas as ferramentas necessárias e suporte da Avenza é excelente - software poderoso que funciona muito bem com o Adobe CC.
seria bom se eu pudesse usá-lo facilmente no computador doméstico e no laptop sem obter uma segunda licença ou uma licença flutuante, como a Adobe faz com o CC.
Bom valor, baixo custo, para o produto final! Nossa equipe nunca teve problemas ao usar o produto e produziu um ótimo material para nós.
Honestamente, não tivemos nenhum problema com o software. Funcionou como anunciado e não houve nenhum contras no meu conhecimento.
Facilidade de editar dados vetoriais. Facilidade de colocação e edição de etiquetas.
Minha qualidade menos favorita tem a ver com o Adobe Illustrator, não com o MaPublisher. Por ser capaz de usar apenas um núcleo dos processadores agora comuns e com vários núcleos, o Illustrator fica muito pouco potente. Em documentos complexos, é atolada com o simples reposicionamento de etiquetas, é incapaz de manter um grande número de vértices, o que resulta em costas abreviadas e formas geralmente estranhas e pode ser muito lento. Eu gostaria de poder faturar a Adobe pelo tempo perdido.
Produto funcional e fácil, que adota uma abordagem de bom senso, resultando em uma excelente saída
O fato de sua licença estar vinculada apenas a um PC. Hoje em dia, onde as pessoas podem trabalhar remotamente, acredito que a licença de um usuário deve ser estendida para pelo menos 2 itens (por exemplo, PC e laptop)
Não há mapas do Google para georreferenciamento. Pode ser um processo complicado para georreferenciar uma foto que alterna entre imagem e software. Seria bom poder tornar esse processo mais simples.
Ele permite o ajuste fino de mapas que atualmente não estão disponíveis no ArcGIS Desktop ou no ArcGIS Pro. Efeitos simples, como sombras e gradientes, são muito mais fáceis de realizar usando as ferramentas do Illustrator no MAPublisher e permitem muito mais opções de texto e layout, principalmente quando combinadas com o Adobe InDesign. Se você está fazendo um trabalho de qualidade cartográfica, não há realmente nada melhor por aí.
Fora da caixa, gostaria de ver a maioria das amostras e símbolos de cores padrão da Esri já existentes e de preferência disponíveis em um modelo do Illustrator pronto para uso. Algumas ferramentas, como halo e nocautes, são bastante complexas para o que fazem. Finalmente, existem estranhas limitações em algumas das opções de importação da Esri. Eu tive que usar a versão de 32 bits do Illustrator em vez de 64 bits porque alguns importadores não estavam disponíveis (SDE GDB eu acredito) e algumas das opções de importação não são compatíveis com o novo recurso que recupera automaticamente as alterações nessas camadas quando editado em outro lugar, como no ArcMap.
Sistemas de projeção no Adobe Illustrator, possibilidades de importação e exportação. Exibição do banco de dados. Tirei um branco antes de receber uma atualização para o novo Illustrator.
Caro, renovação de manutenção. Eu nunca usei o software após o pequeno projeto. E as atualizações não valem esses custos. Software mais caro do que a taxa que recebi pelo projeto.
Pesados custos de manutenção ... o valor do custo de renovação da manutenção é bastante alto para a alteração no produto observado - os recursos atualmente em uso são suficientes para nossos negócios e linha de trabalho.
posso combinar toda uma gama de dados GIS com meus mapas digitais para produzir mapas a serem impressos em livros. posso atualizar meus mapas com novos dados gis. em muitos casos, uso o mapublisher para adicionar informações geográficas aos mapas digitalizados tradicionais, por exemplo, para corrigir a escala ou as linhas de grade.
o processo de atualização ainda é complicado: por favor, realize o seguinte: para atualizar o editor de mapas e também o gerador de imagens geográficas, eu tenho que salvar e reimportar minhas projeções a cada atualização. isso ainda é frustrante e me impede de atualizar. como cliente, quero que todas as minhas próprias projeções de mapas estejam lá automaticamente na versão atualizada.
É um software bastante caro, especialmente na compra de atualizações e suporte anuais - mais caro que o Illustrator. E, obviamente, quando você compara com o QGIS, que é gratuito, mas é claro, sem nenhum suporte ou a conveniência de poder manipular dados em um programa de arte vetorial adequado usado por profissionais da indústria gráfica.
Ter ferramentas semelhantes a GIS no aplicativo Adobe Illustrator garante a criação de arquivos digitais e prontos para impressão de qualidade para publicação. Integração com aplicativos ao vivo O Avenza Maps fornece uma plataforma de publicação perfeita.
Não há muito que eu não goste no produto. Existem alguns recursos que não uso frequentemente como o MAP Web Author, que parecem um pouco irrelevantes no cenário digital atual.
Facilidade de uso, especialmente quando se trata de trabalhar com dados em diferentes projeções e formatos.
A taxa anual de manutenção é muito cara, especialmente para alguém como eu, que só faz cartografia freelancer como um trabalho paralelo.
Tornar o Illustrator geologicamente amigável; O tempo de resposta a qualquer dúvida é muito rápido, e a equipe de suporte forneceu grande assistência, incluindo a criação de novas bibliotecas de estilos para mim!
Ainda é um pouco difícil carregar bibliotecas de estilo geológico, mas isso pode ser uma função do Illustrator!
Não é realmente um engodo, pois tem que viver dentro dos limites do software Illustrator, mas lembrar onde os vários botões e menus estão localizados pode ser bastante frustrante, mas apenas porque eu não uso o plug-in todos os dias.
Gostaria de ver uma exportação de geopackage de vetor. Gostaria também da capacidade de importar dados Lowrance.
Capacidade de ler todos os tipos de formatos de dados GIS e combiná-los. Cortar na importação do GeoDatabase economiza muito tempo - assim como a ferramenta de função de corte para outros usos. As opções de rotulagem são bastante robustas (usando o módulo LabelPro opcional). É claro que este software foi desenvolvido por e para fabricantes de mapas reais, e eles adicionaram muitos recursos muito úteis ao longo dos anos. Quando comecei a usá-lo (depois de anos usando os produtos Arc - e todos os tipos de truques internos para obter uma produtividade decente), parecia que alguém havia projetado o MAPublisher apenas para mim!
Ocasionalmente, ele congela, então aprendi a salvar com frequência e até mesmo sair do Illustrator antes de executar grandes tarefas complexas, como juntar recursos por atributo (por exemplo, segmentos de estradas por nome de estrada) ou grandes tarefas de rotulagem (estou falando em colocar 5,000 + nomes das ruas!). Fiz o curso de treinamento local de dois dias e daria cerca de uma estrela ... eles apenas passaram pelo manual do produto e exercícios página por página. Por exemplo, eles nunca explicam realmente por que você pode configurar uma camada para etiquetas antes de executar o módulo de etiquetas (para que você possa tornar esses rótulos 'obstáculos' a outras colocações de etiquetas) ou quantas ferramentas interagem. Mas o suporte técnico deles é muito receptivo, sempre voltando para mim rapidamente e ouvindo sugestões.
No geral, eu gosto muito de usar o MAPublisher. Isso me permite fazer mapeamentos que dificilmente posso imaginar ser capaz de fazer de outra maneira. É uma ferramenta maravilhosa! O que eu mais gosto é poder importar e manipular dados GIS muito detalhados e, em seguida, ter a liberdade ilimitada de design do Adobe Illustrator.
Algumas pequenas peculiaridades na interface do usuário são irritantes:
Eu achei menos conveniente usar com grandes conjuntos de dados e rasters / conjuntos de dados de imagem. Navegar no ambiente do Illustrator pode ser demorado para nós, usuários não experientes em GIS.
Você não pode editar efetivamente os dados do shapefile facilmente usando este programa. Há muita importação / partida do zero. Os processos que levam momentos em outros programas (como qgis) levam uma eternidade no MAPublisher. Mas suponho que esse seja o preço a pagar por uma integração tão boa com a Adobe. O sistema de rotulagem também é difícil de usar.
A capacidade de ter a funcionalidade de mapeamento com os recursos do Illustrator combina o melhor dos dois mundos para criar mapas bonitos e funcionais. Possui algumas funcionalidades que não encontrei em outros softwares de mapeamento que foram muito úteis, como conectar segmentos de linha com pequenas quebras.
Definir a extensão do mapa pode ser muito difícil se você precisar ser exato sobre a área exata que deseja incluir
* uso eficiente dos recursos de IA e GIS no mesmo fluxo de trabalho
* ainda é impossível importar ou exportar estilos com os dados
A extensa capacidade de importação e exportação do MAPublisher me permitiu desenvolver ferramentas GML / XML para desenhar segmentos de espaço aéreo georreferenciados WGS84 que importam facilmente para o Adobe Illustrator. O MAPublisher transforma essas camadas WGS84 nas camadas subjacentes do mapa UTM com um simples arraste do mouse.
O programa pode ser um pouco complicado, mas isso anda de mãos dadas com uma ampla capacidade. Gostaria muito de ver a capacidade de importar dados CDED / DTED e algumas ferramentas analíticas de arquivos de formas.
A não compatibilidade entre diferentes versões do software. Se eu produzir um mapa no MP 10, um usuário com o MP 9 não poderá trabalhar nele
Pode ser difícil aprender inicialmente. A necessidade de recuperar atualizações manualmente em oposição a uma atualização automática é um aborrecimento. A dependência do software de assinatura é muito negativa e provavelmente é a razão de eu parar de usar o MP no futuro.
Sua compatibilidade com uma ampla variedade de tipos de arquivos geoespaciais é uma grande vantagem. Geralmente, arquivos .shp, mas acho que frequentemente preparo rapidamente uma planilha do Excel para plotar várias cidades ou outros PIs apenas porque o software facilita a importação de CSVs. Muitas das ferramentas que usei no ArcGIS estão disponíveis (seleção espacial, seleção de atributos etc.), por isso é bom não haver uma curva de aprendizado por lá. Por fim, mas não menos importante, adoro o quão fácil é criar mapas de tema e rotular com as ferramentas internas baseadas em atributos ou outros metadados.
Descoberta e aprendizado. Às vezes, é difícil obter uma resposta abrangente de uma pesquisa no Google sobre como executar uma tarefa (lembro-me especificamente da ferramenta de georreferenciamento).
Eu gosto que ele funcione bem no Adobe Illustrator. Possui uma ampla variedade de compatibilidade com formatos de importação e exportação, incluindo .csv, etc.
Gostaria de poder licenciá-lo em 2 computadores ou mover a licença entre meu laptop e minha área de trabalho com mais facilidade, sem nenhum custo adicional.
A capacidade de trabalhar com dados georreferenciados diretamente no Illustrator é excelente. Ele tem muitas ferramentas úteis e me poupa muito tempo, dando-me muito mais liberdade do que um sistema GIS padrão para criar mapas visualmente agradáveis. Possui recursos básicos de processamento de dados para selecionar, editar e adicionar atributos, incluindo a criação de legendas e grades de mapas.
Alguns aspectos do sistema atual podem ser um pouco desajeitados ou limitadores, mas estão melhorando a cada versão. Barras de escala, grades de mapas e temas de mapas estão faltando coisas que eu consideraria úteis. Os Temas do Mapa têm uma opção de exportação, mas não uma opção de importação. Barras de escala e grades podem precisar ser expandidas (quebrando o link espacial) para alterar o posicionamento dos rótulos para algo que não está disponível nas opções.
Eu amo que esse software permita georreferenciar meus arquivos de mapa do Illustrator e continuar a adicionar e trabalhar com meus dados muito tempo depois de terem sido removidos do software geoespacial. Ele adiciona uma capacidade à IA que eu nem sabia que precisava. Raramente tenho que iniciar meus arquivos de mapa em software geoespacial, preferindo simplesmente usar a poderosa combinação de AI e MAPublisher para grande parte do meu trabalho cartográfico que não requer análise geoespacial complicada.
Sempre que encontrei uma imperfeição no software, ele foi rapidamente resolvido pela equipe da Avenza, por isso não tenho contras!
O fluxo de trabalho de GIS para Illustrator não é uma via de mão única. Os arquivos do ilustrador se tornam muito mais flexíveis, polivalentes e muito mais simples de atualizar.
Suponho o custo. É tudo o que consigo pensar. Eu não tenho que pagar por isso, por isso não é uma preocupação para mim, mas sei que é para alguns. Além disso, não tenho absolutamente nada de ruim a dizer sobre este software. Eu absolutamente amo isso.
Os únicos contras estão na IA. ele precisa ser reconstruído para lidar com conjuntos de dados maiores, já que ocorre quando muitos nós são introduzidos.
A funcionalidade e facilidade de uso. É fácil começar a usar o software. Também há uma abundância de opções disponíveis nas pontas dos dedos para expandir seu uso, mas elas não sobrecarregam o usuário iniciante.
O processo de exportação para jpg pode ser ligeiramente melhorado. Esse processo não é tão contínuo quanto deveria ser, mas, no geral, nada é preocupante.
O MaPublisher permite controle total sobre a aparência e o estilo de cada projeto no Adobe Illustrator.
O MaPublisher requer um PC muito capaz para processar grandes projetos com centenas de camadas e imagens raster. O mesmo pode ser dito sobre o trabalho com grandes GeoTiffs no Geographic Imager.
Poder e capacidade de processar dados de maneira rápida e fácil. Existem alguns casos em que eu o uso em vez do QGIS para geoprocessamento básico. É interface com o Illustrator, que é o meu cavalo de batalha para ilustração cartográfica. É uma parte essencial e essencial do meu fluxo de trabalho.
Custo. Despesa de licença flutuante, locais onde a interface não dá saltos intuitivos simples ou lembra ações anteriores, aumentando o número de cliques de teclas, especialmente onde o processamento de dados é repetido várias vezes
Indexação automatizada, tivemos que desenvolver nosso próprio método para recursos de mapa de índice em massa, mas no geral não temos tempo suficiente para usar todas essas ótimas ferramentas!
Gosto do fato de poder importar arquivos de forma e editá-los facilmente para produzir um produto final sofisticado.
Eu sinto que a interface de visualização do mapa é um pouco desajeitada e pode ser melhorada. Também sinto que, em vez de georreferenciar através da interface de visualização de mapa, uma ferramenta de georreferenciamento independente pode ser útil.
Se você não possui um conhecimento prévio de GIS, há uma curva de aprendizado, mas o suporte ao cliente foi excelente.