Sensu

Avaliações: 10 | Classificação geral: Boa
Excelente
7
Boa
3
Média
0
Mau
0
Horrível
0
O Sensu é a solução preparada para o futuro para o monitoramento de várias nuvens em escala. O pipeline de eventos de monitoramento Sensu permite que as empresas automatizem seus fluxos de trabalho de monitoramento e obtenham uma visibilidade profunda de seus ambientes com várias nuvens. Fundada em 2017, a Sensu oferece uma solução abrangente de monitoramento para empresas, oferecendo visibilidade completa em todos os sistemas, protocolos e todas as vezes, desde o Kubernetes até o bare metal.
Comentário deixado em 04/10/2020
Taran

Eu uso o sensu há mais de 4 anos e me tornei mantenedor nos últimos dois anos. Adoro ver os diversos casos de uso que o sensu ajuda as organizações a realizar com os principais recursos, bem como com os plugins mantidos pela comunidade. O Sensu tem uma comunidade muito boa, onde tive o benefício de alavancar muitas contribuições da comunidade, mas fui capaz de retribuir a uma comunidade tão incrível. Se você quiser se envolver com o `core`,` sensu-plugins` ou os vários projetos de CM (gerenciamento de configuração), entre em contato comigo na comunidade https://slack.sensu.io

Embora muitas soluções de monitoramento tentem ser uma solução pronta para uso e que siga um caminho prescritivo, a Sensu deu um passo atrás e disse que, em vez de criar um produto, devemos criar uma estrutura. Ao assumir a postura da estrutura primeiro e do produto em segundo, o que você obtém é uma experiência realmente excelente, na qual as coisas funcionam com pouco ou nenhum esforço para aumentá-las e continuar, você pode fazer muito mais com isso do que os desenvolvedores jamais imaginaram que as pessoas usariam. . Se você estiver disposto a escrever código, poderá fazer praticamente o que quiser, aproveitando a estrutura e o pipeline de eventos. Isso pode incluir a criação de novas verificações, scripts de coleta de métricas, remetentes TSDB, triagem automatizada, correção automatizada etc.

Perdendo muita flexibilidade com filtros na transição do `sensu-ruby 'para o` sensu-go`, mas na maioria dos casos de uso você provavelmente não notará.
Comentário deixado em 04/09/2020
Cioffred

Eu gosto de como o Sensu é personalizável e flexível. Isso nos permite ser muito granulares, para que possamos definir limites diferentes para servidores diferentes e enviar alertas diferentes do mesmo servidor para equipes diferentes. Não é tudo ou nada por servidores. Você também pode ter vários manipuladores para cada verificação, para poder enviar eventos para mais de um local. Existem muitos manipuladores de TSDB diferentes também.

Fora da caixa, ele realmente não faz muito além de enviar keepalives. Seria bom se ele fosse predefinido com verificações de CPU / Memória / Disco
Comentário deixado em 03/26/2020
Marks Krumm

É simplesmente rápido, você pode fazer qualquer coisa, e um ótimo suporte

RabbitMQ e Redis, que foram corrigidos em 2.0 :)
Comentário deixado em 03/13/2020
Addison Tess

Como administrador, eu gosto do produto. Eu não testei o sensu go, espero que seja melhor que a versão atual.

Fiz vários PoC do Sensu e o demonstrei para vários clientes. O que descobri no meu PoC é que, por unanimidade, todos gostaram da solução. Pessoalmente, achei interessante o bastante propor aos clientes. Definitivamente, vale a pena mencionar a facilidade de configuração, especialmente com o repositório ansible.

O painel gráfico (uchiwa) é muito simples. Seria útil ter um pouco mais de elegância (UI / UX) e sinos e assobios.
Comentário deixado em 03/12/2020
Andria Ranah

Depois de manter a instalação do Nagios XI por alguns anos, decidi mudar para o Sensu porque posso dizer que o Nagios é um gigante que não atende às necessidades do mundo moderno, especialmente bem, sem muita * graxa de cotovelo.

O Sensu Go, a nova versão, é fácil de implantar e é consideravelmente mais fácil de gerenciar e dimensionar em comparação com o Nagios, que estávamos usando.

A interface da GUI ainda precisa de muito trabalho; é bastante espartano comparado ao Nagios XI. A documentação não é especialmente amigável para iniciantes; falta exemplos de "olá mundo" e parece supor que você já esteja intimamente familiarizado com alguns dos conceitos.
Comentário deixado em 09/26/2019
Halbeib Crippen

Isso facilitou o monitoramento de todas as nossas instâncias da nuvem .......

Foi 100% projetado para monitorar a infraestrutura em nuvem e é tão versátil

Acho que é hora de adicionar uma interface de administração de algum tipo.
Comentário deixado em 06/03/2019
Gonroff

O Sensu fornece um canal de eventos de monitoramento extremamente flexível para usuários de todos os tamanhos. O Sensu está disponível como um produto MIT de código aberto, permitindo que até as menores organizações aproveitem o Sensu para fornecer um pipeline de monitoramento robusto e flexível para todos os seus ambientes. Além disso, o Sensu fornece recursos corporativos (LDAP, AD, integrações externas nativas), além de uma equipe de suporte incrível para sua versão corporativa. O Sensu fornece primitivas nativas que permitem aos usuários reduzir significativamente a fadiga de alerta por meio de filtros, dependências, agregações e silêncios programados. Essas primitivas aumentam o valor dos pipelines de eventos de monitoramento Sensu, permitindo que os "robôs" executem a correção inicial de alertas e notifiquem apenas um ser humano quando houver problemas reais.

O Sensu Core e o Sensu Go fornecem painéis. Na minha experiência, quanto maior a instalação do Sensu, mais difíceis os painéis fornecidos se tornam. No entanto, o Sensu Go agora possui controles RBAC nativos e parece melhorar significativamente o painel a cada versão.
Comentário deixado em 04/19/2019
Shoifet

ferramenta de monitoramento útil com flexibilidade e facilidade de uso suficientes para valer a pena.

fácil de configurar e manter o monitoramento de serviços via arquivos json. Funciona com os plugins existentes do Nagios, além de um conjunto de plugins para o sensu, escrito em ruby. integra-se bem via webhooks a outras ferramentas de notificação (folga, pagerduty).

algumas funções aparentemente simples, como dependências de serviço, podem ser difíceis de implementar adequadamente. Não é possível definir um intervalo de repetição diferente depois que um problema é detectado, como é possível nos nagios. documentação está apenas ok. A configuração inicial pode ser desafiadora para solucionar problemas.
Comentário deixado em 03/27/2019
Dukie Feezor

O Sensu Go é uma estrutura poderosa para criar um pipeline de eventos adaptado às necessidades de seus usuários. Os eventos podem ser reunidos de várias maneiras diferentes e processados ​​com alta precisão por meio de manipuladores. O Sensu Go tem força em ambientes dinâmicos e quando está interconectado com outras ferramentas do ambiente de TI usadas por administradores e gerentes.

A estrutura de monitoramento que segue a abordagem de microsserviço oferece aos usuários a capacidade de incorporar totalmente o Sensu Go em seus ambientes e fluxos de trabalho. Os pontos fortes do Sensu Go consistem em oferecer aos usuários infinitas possibilidades de processar eventos usando o pipeline de eventos com filtros e mutadores. Os manipuladores representam a integração com ferramentas de terceiros, que podem ser tudo o que você pode pensar. Todo evento é processado como um objeto json, o que facilita a criação de interfaces entre o Sensu Go e o $ product - você escolhe. Por outro lado, o agente é capaz de coletar informações de diferentes maneiras. Ele suporta vários formatos de saída de plugins, o que oferece a possibilidade de escolher entre um pool de milhares de plugins, copiar Exportadores do Prometheus ou apenas usar desenvolvimentos internos. Além disso, ele suporta a aceitação de eventos / métricas por meio da API do agente ou do ouvinte StatsD interno. A documentação é impressionante e completa. Por ser orientado por API, os usuários podem automatizar completamente o Sensu Go usando ferramentas de gerenciamento de configuração como Ansible, Chef, Puppet ou Salt. A comunidade de folga é grande e você pode obter ajuda rapidamente.

Vindo das ferramentas clássicas de montagem, leva algum tempo para entender como o Sensu Go funciona, mas definitivamente vale a pena. No momento, o Sensu Go traz alguns filtros embutidos (e exemplos simples de filtros nos documentos) e alguns manipuladores mantidos. Se os usuários querem ir além do que precisam procurar implementações da comunidade ou escrever expressões e manipuladores de filtro próprios, o que supõe que eles são capazes de script ou entender javascript (para expressões de filtro), golang ou qualquer outra linguagem de programação (para manipuladores) . O que soa como um golpe de uma maneira é um profissional de outra, porque oferece ao usuário infinitas possibilidades.
Comentário deixado em 02/28/2019
Mahmud

Sensu é incrível e vou continuar a usá-lo. Os recursos da comunidade, como os plugins e os canais slack, são impressionantes. Espero que continuem ouvindo a comunidade e, uma vez que o Sensu Go esteja mais estável, também me mudarei para lá.

Tantos recursos e integrações importantes. Impressionantes plugins da comunidade.

A maioria das pessoas não instala manualmente o sensu, elas usam o gerenciamento de configurações, mas as documentações sobre como começar a usar o ansible ou chef são muito fracas. Isso está presente nos plugins e manipuladores da comunidade. Você sabe o quão difícil foi tentar vincular o sensu / chef / slack usando os plugins da comunidade? Não havia menções a um fragmento sensu em nenhum lugar nos documentos.

Deixe um comentário para Sensu