Categorie:
Software de gerenciamento em nuvem /
Software de gerenciamento de TI /
IoT Software /
Software de gerenciamento de logs /
Ferramentas de monitoramento de rede /
Checkmk Reveja
Excelente | |
Boa | |
Média | |
Mau | |
Horrível |
Checkmk: um sistema líder de monitoramento de TI para infraestrutura local e na nuvem e monitoramento de aplicativos (servidores, redes, armazenamento, bancos de dados e mais) que permite que administradores, gerentes de TI e equipes de DevOps identifiquem e resolvam rapidamente problemas em toda a infraestrutura de TI .
Melhor retorno pelo seu dinheiro. Constantemente atualizado para incluir novos recursos, aprimoramentos, correções de bugs e segurança. Comunidade ativa que é muito útil.
Faltam documentação e exemplos, embora pareça que eles estão tentando recuperar o atraso. As conferências parecem apenas ocorrer na Europa.
O software é muito pragmático e fornece resultados instantâneos. Com o Check_MK, você obtém uma solução focada em fornecer o melhor em monitoramento, sem se preocupar em manter a solução ou ajustar constantemente para mantê-la em funcionamento.
Não há nada que vem à mente. O produto faz um trabalho maravilhoso para o que se destina.
A dificuldade de entrar nisso. O manual do usuário on-line não está completo.
Realmente não há muito que eu não goste no Check_MK.
A configuração distribuída em ambientes de grande escala. A fácil instalação e configuração via Web Interface. Interface com outros produtos, como Grafana ou i-Doit. API poderosa para automação.
Existem muitas opções para configurar o Check_MK.
Automatiza muitas tarefas anteriormente complicadas, como a descoberta de hosts e serviços (APIs baseadas em agente e snmp ou proprietárias)
Às vezes, a documentação disponível no site está desatualizada ou incompleta (eles estão cientes disso e o tornaram uma prioridade para 2019)
- Baixo custo, excelente valor
- Alguns recursos do produto ainda não estão totalmente documentados
Todo o ambiente do Check_MK possui uma base muito madura e estável de verificações e contadores de desempenho suportados. No entanto, cresce quase diariamente. O suporte a novos sistemas está sendo implementado com muita frequência e, se você desejar solicitá-lo, poderá incluí-lo na distribuição principal em muito pouco tempo. Essa agilidade realmente não tem correspondência entre os maiores concorrentes.
A GUI da Web pode usar um facelift, mas isso já está no pipeline da próxima versão, pelo que ouvi.
Muitos recursos e personalização, muito acessíveis
Quantidade impressionante de opções que não são tão bem organizadas ou explicadas, difíceis de gerenciar serviços e hosts
- Implementação muito rápida e fácil
Para resumir uma longa história: para as minhas opiniões e para todos os meus clientes, não há nada a criticar.
A melhor coisa do check_mk é sua capacidade de monitorar todos os tipos de sistemas operacionais, dispositivos e aplicativos em um único local. Combinados com verificações personalizadas e dados de desempenho, estamos usando-os para monitoramento e gerenciamento de capacidade. A compatibilidade com o nagios e seu enorme repositório de plugins tornaram muito fácil a migração dos nagios clássicos para o check_mk. Estamos usando o check_mk há 5 anos e não planejamos mudar isso no futuro.
A estrutura do menu não é intuitiva em alguns casos e a API da Web não utiliza códigos de resposta HTTP (você recebe 200 mesmo que a chamada falhe). A saída do agente não é criptografada por padrão.
A maneira fácil de monitorar a rede e outros hosts
nada no momento. Talvez o novo tema seja um pouco estranho :)
O Check_MK facilita muito o monitoramento do seu ambiente, independentemente do tamanho da sua escala. Ao organizar sua rede em grupos lógicos (pastas), você pode criar facilmente um conjunto de parâmetros de monitoramento (limites, regras de alerta, serviços a serem monitorados etc.) e qualquer sistema adicionado a essa pasta obtém esses parâmetros automaticamente. Precisa alterar o limite de alerta da CPU para 5000 servidores? Pedaco de bolo; basta fazer a alteração na pasta e está tudo pronto. Além disso, a descoberta automática funciona incrivelmente bem para encontrar hosts e enumerar os serviços nos hosts da sua rede, para que você tenha uma boa idéia da integridade geral da rede.
Até a versão 1.5.0, a interface do usuário parecia datada e a navegação era contra-intuitiva no início. Com a versão 1.5.0, eles revisaram a interface do usuário e ela parece muito melhor, mas ainda assim poderia usar as mesmas alterações de layout para facilitar o entendimento e o uso.
O check_mk é um sistema de monitoramento muito intuitivo, fácil de usar e fácil de configurar. Escala perfeita verticalmente e também horizontal. já fornece uma enorme quantidade de funcionalidades de monitoramento para muitos ambientes e é bastante simples extensível com funcionalidades próprias. Além do monitoramento baseado em estado, ele também possui uma solução completa para integrar o monitoramento baseado em eventos. Com o Business Intelligence, podemos imaginar nossos processos de missão crítica no monitoramento e simular o impacto das interrupções nos negócios.
O design do front-end é um pouco vintage e tem uma implementação altamente distribuída em algumas horas, de alguma forma lenta.
Às vezes, pode-se perder a visão geral, pois os menus estão "lotados"
Notificações, escalabilidade, integrações
Interface do usuário, a navegação de dados históricos é bastante ruim (embora haja uma solução para isso)
Descoberta automática e agregação de verificação
descoberta automática para hosts do VCenter ou Consul
Evita a maioria das dores de cabeça que você recebe com as soluções pesadas, que passam a maior parte do tempo bombeando dados de monitoramento por meio de um banco de dados SQL clássico. Monitora tudo do equipamento de rede, fonte de alimentação, hardware, sistema operacional, tecnologia de virtualização, bancos de dados, sistemas de armazenamento, backup e até pilhas modernas como docker. Também ajuda com relatórios automatizados de SLA e inventário de software / hardware. De grande valor pelo seu dinheiro, também há uma edição da comunidade por orçamentos apertados.
Por causa do crescente aumento da popularidade, o desenvolvimento de novas vezes fica para trás.